Tornar-se um desenvolvedor backend requer uma ampla gama de habilidades e conhecimentos. Cada tópico que mencionamos é uma disciplina em si, com seus próprios detalhes e complexidades. As APIs (Application Programming Interfaces) permitem que diferentes softwares interajam entre si. REST é um estilo arquitetônico para construir APIs baseadas em web, enquanto o GraphQL é uma linguagem de consulta para APIs. Java é uma linguagem altamente robusta, usada em grandes corporações e sistemas complexos. C# é uma linguagem orientada a objetos da Microsoft, usada principalmente em aplicações .NET.
Linguagens como Python, Java, C# e Ruby são amplamente utilizadas, cada uma com seus próprios recursos e peculiaridades. O desenvolvimento de back end exige um conjunto de conhecimentos e habilidades, que permite a construção da estrutura de um aplicativo de software ou site. Geralmente, os desenvolvedores trabalham em grupos ou com uma equipe, que inclui profissionais focados em front-end, arquitetos Curso de cientista de dados: esteja preparado para a profissão do futuro principais e gerentes de produto. O desenvolvimento de back end cobre a lógica e integração de aplicativos da web do lado do servidor e atividades, como escrever APIs, criar bibliotecas e trabalhar com componentes do sistema. Já o desenvolvimento de front end se concentra em serviços e programas voltados para o cliente, ou seja, é o que o usuário vê e acessa na sua experiência de navegação.
As oportunidades estão aí para os bons profissionais
Na plataforma DevMedia você encontra um guia com todo o conteúdo necessário para iniciar seus estudos e se tornar um programador Front-end web. Você terá uma equipe especializada para tirar todas as dúvidas que quiser e será estimulado a seguir com os estudos através de uma plataforma gamificada, onde seus estudos valem pontos e certificados. Esse programador é capaz de criar um software de ponta a ponta, ou seja, criar toda parte visual e também os códigos que manipulam o banco de dados. O back-end, por sua vez, cuida da interação entre a aplicação e o servidor.
- O desenvolvimento de uma boa arquitetura pode tornar um sistema mais escalável e fácil de manter.
- Lembre-se, o que torna uma área a “melhor” para você dependerá do que você valoriza em sua carreira – seja dinheiro, satisfação no trabalho, segurança de emprego ou outro fator.
- O frontend, também conhecido como lado do cliente, diz respeito à interface que o usuário vê e interage.
- Hoje a navegabilidade agradável em sites e aplicativos é um dos fatores que diferencia uma empresa dos seus concorrentes.
Não consigo pensar em nenhuma linguagem de sistema popular que não suporte servidores HTTP desde o início. A vantagem de se escolher o Node é que suas habilidades de JavaScript do front-end são transferíveis para o back-end. Essas são apenas algumas das muitas carreiras disponíveis na área de desenvolvimento.
Quais as 7 linguagens back-end mais usadas para programar?
Sendo uma profissão que exige formação bem técnica e segmentada, além de conhecimentos que somente a prática ensina, o desenvolvedor https://temlondrina.com.br/tecnologia/qual-escolher-bootcamp-de-programacao-x-cursos-tradicionais/ é bem valorizado pelas empresas. Quando você se considerar suficientemente bom com os requisitos mínimos, é hora de adquirir as habilidades recomendadas. Essas incluem todas as ferramentas, como o Docker e o NGiNX, mencionadas acima. CI/CD refere-se a práticas que visam melhorar a qualidade do software e reduzir o tempo de entrega. A integração contínua é o processo de automatizar a construção e teste do código cada vez que uma equipe faz uma alteração, enquanto a entrega contínua é o processo de automatizar a entrega do software aos usuários.